domingo, 22 de novembro de 2009

Greg Howe

Greg Howe começou a tocar guitarra aos 10 anos de idade e na sua adolescência, depois de descobrir Van Halen, ficou obcecado pela guitarra. Na adolescência ele já tinha começado a tocar em clubes com a sua banda de rock, que contava com seu irmão Al nos vocais. Ao longo dos anos Greg continuou a aperfeiçoar suas habilidades estudando muito e executando um repertório de covers principalmente em clubes com sua banda de rock.
Em 1988, proprietário Shrapnel Records e conhecido apreciador de guitarra de Mike Varney Howe, pediu a Greg para gravar um álbum por sua gravadora, depois de ouvir uma demo que Greg tinha enviado na esperanças de aparecer na coluna Varney's Spotlight da revista Guitar Player. O álbum gravado foi intitulado simplesmente "Greg Howe", contando ainda com o baixista Billy Sheehan (David Lee Roth, Steve Vai) e com o renomado baterista Atma Anur. Esse trabalho imediatamente chamou a atenção de toda a comunidade de guitarristas e, ainda proporcionou a assinatura de inúmeros contratos publicitários, anúncios impressos e clínicas de guitarra pelos E.U.A.
Depois de gravar dois álbuns vocais com seu irmão (1990's "High Gear" e 1991's "Now Hear This"), Greg gravou seu segundo álbum solo (Introspection – 1993) e assim deu o tom do que viria a tornar-se uma série de oito incursões em um mosaico de fusion, rock, funk, blues e jazz. Com cada álbum subseqüente (Uncertain Terms – 1994; Parallax - 1995, Five - 1996, Ascend – 1999 e Hypercuity – 2000) Howe daria passos mais ousados e decididos rumo à satisfação de tocar fusion.
Ao longo de sua carreira ele ainda trabalhou como sideman de astros pop, dando suporte ao guitarrista Jennifer Batten, em 1996, na turnê de Michael Jackson History por toda a Europa e Ásia. Em 2000, Greg fez uma turnê promocional pelos E.U.A. envolvendo numerosas aparições na televisão, bem como uma turnê na Europa com o pop star Enrique Iglesias. Ele também fez duas turnês fora dos estados em 2001 e 2002 como guitarrista do NSYNC. Em 2003 fez uma turnê promocional com Justin Timberlake, mas acabou por abandonar esse trabalho para concluir as gravações do seu álbum Extraction (2003). O álbum foi aclamado pela crítica pela extravagante mistura de funk e fusion e contou ainda com o virtuoso Victor Wooten no baixo e com o lendário baterista Dennis Chambers.
Greg recentemente lançou seu último álbum em 2008, intitulado "Sound Proof", que foi indiscutivelmente classificado pelas revistas especializadas como um dos melhores álbuns já gravados por Howe. Tal qual a maioria dos discos de Greg Howe, o que se pode esperar é um trabalho de técnica apuradíssima, porém sem perder a musicalidade. Como sempre, o line-up é formado por grandes músicos para acompanhar um guitarrista com extrema versatilidade que já fez incursões pelo jazz, rock, soul e outros estilos.
A agenda carregada de Greg continua com vários projetos. Atualmente, ele está na produção de um álbum vocal para ser lançado no início de 2010 e uma série de cursos de música online chamado GH Workshops. Ele é muito ativo, com clínicas de guitarra, feiras e apresentações ao redor do mundo.


Discos Solo:

Greg Howe - 1988 / Introspection - 1993


















Uncertain Terms - 1994 / Five - 1996



















Ascend - 1999 / Extraction - 2003


















Sound Proof - 2008



















Participações em outros trabalhos:

Tetsuo Sakurai - Gentle Hearts (Greg Howe, Dennis Chambers) - 2004

























Nenhum comentário:

Postar um comentário


Usuários On Line